Search

Vitello Tonnato ou Vitel Toné ???



esse é o melioooor vitello tonnato do mundo .................do Restaurante @guidosanmaurizio !







Vitello Tonnato ou Vitel Toné - o nome muda do italiano para o dialeto da região (uma mistura de italiano e francês), por isso que no Brazinha e na Argentina, muita gente chama de Viteeeel Tonê ..

A receita é bem antiga e já tinha se espalhado pelo mundo antes mesmo da Italia ser unificada, os imigrantes não falavam “italiano”, falavam o dialeto da região deles.. ficou vitel tone ..


Vitello tonnato, na reaaaal, na reaaaal, é quase um roast beef com paté de atum, aquele que sua mãe faz (patum de atê)...


Caaaaalma fooodies ! não sofram !


É um prato clássico da região do Piemonte no norte da Itália, quaaaaaase na fronteira da França, a mesma região das trufas brancas e do vinho Barolo. (nooossa véi, q saudades de viajar)





Uma entrada essencial em toooodos os cardápios, de todos os restaurantes da região.


O vitello tonnato é feito normalmente com uma carne magra de vitela cozida em um caldo ou assada no forno, servida fria com um molho feito de atum, alcaparras, anchovas annnnd ovo cozido/leite/azeite ou maionese clássica.


Por que as variações???

Pq a cozinha é assim amiguinhos, as receitas vão evoluindo… ao que parece a versão mais antiga é do assado, sem maionese e a mais nova do cozido com maionese…


Eu vou fazer a minha versão .. assada annnnd com maionese .. Vcs que lutem !


Ingredientes:


1kg de lagarto bem limpinho


180 g de atum em pedaços em azeite de oliva (compre um atum de qualidade pelo amor de Deos) .. essa tour aí tem uns bons atuns!





uma colher de sopa de alcaparras em conserva


Alici (aqui também compre algo melhorzinho, os italianos funcionam, infelizmente nacional é bem sufoco, melhor nem usar)



azeite de oliva

sal

pimenta do reino

100 ml de vinho branco

2 colheres de sopa de maionese

amor



To com preguiça de cozinhar.. onde posso pedir??


o @tappotrattoria faz um ótimo ! brilhem !!


alguns vídeos para você se inspirar: